segunda-feira, 30 de março de 2009

A volta dos blogs

Diários, agendas, blogs, fotologs, orkuts; a evolução dos veículos para se contar a nossa história.
Na minha infancia a moda era os diários, meninas de 10 anos de idade contando seus segredos em cadernos trancados com um cadeado. Não era um modo novo, diários eram usados como forma de expressar sentimentos reprimidos por meninas daquela época e meninas e mulheres de anos, décadas atras.
Logo depois eram as agendas, diarios sem cadeado; os segredos agora não eram tão secretos assim, e além de textos e narrações da vida diária guardava-se na agenda lembranças de dias importantes, papéis de balas, flayers de baladas, cartões, e tudo que poderia simbolizar uma situação vivida.
Agora chega a era virtual, bate-papos, sites, icq; a vida privada cade vez menos privada, no ICQ, substituido pelo MSN de hoje, era possivel encontrar qualquer pessoa, e conversar atravez de mensagens instantaneas. Os blogs chegavam como uma substituição das agendas, uma agenda eletronica. Cada dia postava-se um resumo da sua vida, pensamentos, sentimentos; qualquer pessoa que tenha seu endereço eletronico era capaz de ler sua vida, assim, sem cadeado, sem nada.
Os fotologs são uma evolução dos blogs, diários eletronicos com foto, como uma ilustração.
Orkut, ah, o Orkut. Perfil eletronico sem nenhuma privacidade, por mais que bloqueiem as fotos, é como uma ficha pessoal ao alcance de todos, basta ter uma conta.

Voltando ao blog, só para compartilhar aqui alguma história, algum conto, sem privacidade, é claro.


Obrigada a Cá, que me instigou a criar um blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário